Campo de instrução de Montalvão pode ser alienado
O serviço de gastroenterologia foi certificado pela SGS Portugal. É o primeiro serviço deste género a ser distinguido. A unidade passará agora a contar com um manual de qualidade. O presidente do Conselho de Administração do Hospital Amato Lusitano, José Pires, referiu que o reconhecimento é uma prova que no Interior também existem serviços de qualidade. José Pires referiu ainda que a administração do hospital pretende «transplantar este tipo de exemplo para outras especialidades, que haja serviços de excelência e não apenas os cuidados básicos nessas mesmas especialidades».
A 28 de Maio inicia-se o 12º Festival Internacional de Música em Castelo Branco. O «Primavera Musical 2006» apresentará concertos, workshops e conferências.
No primeiro dia do evento pode assistir-se a obras de Schuman, Schoenberg e Mozart. Os concertos serão no Centro Artístico Albicastrense.
O dia 29 de Maio é dedicado ao compositor português Fernando Lopes Graça. Realizar-se-á uma conferência no Conservatório e poder-se-á assistir ao concerto «Canto de Amor e Morte».
A 30 de Maio é a vez do coordenador artístico do Centro de Belgais apresentar a obra para flauta «Índios, Burgueses e Samurais».
Três de Junho é o último dia do festival. A Associação Arco da Velha irá promover dois workshops: um de danças mirandesas e outro de percussão. O concerto de encerramento terá a participação do pianista António Rosado e de um quarteto de cordas. Interpretarão obras de Brahms e de Shostakovich.
Das dezassete prisões centrais portuguesas, dez estão sobrelotadas. O estabelecimento prisonal central de Castelo Branco tem uma taxa de ocupação de 28,6 por cento. A prisão tem capacidade para 168 presos, mas só alberga 48. Seis estão em prisão preventiva.
O rali TT Transibérico vai passar por Castelo Branco. Na próxima segunda feira os melhores pilotos do mundo vão conduzir na região. A prova conta para a Taça do Mundo de TT e está garantida a participação dos carros oficiais da Mitsubishi e da Volkswagen.
A governadora civil de Castelo Branco, Alzira Serrasqueiro, discutiu com a Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, a questão da continuidade do serviço Intercidades no distrito. O «Público», na sua edição de segunda-feira, noticiou que a CP pretendia acabar com os Intercidades para a Guarda e a Covilhã. O artigo referia ainda que os comboios com carruagens seriam substituídos por automotoras, e que iria efectuar-se um transbordo no Entroncamento.